Orquestra Jovem das Gerais tem seis alunos aprovados na UEMG

//Orquestra Jovem das Gerais tem seis alunos aprovados na UEMG

Orquestra Jovem das Gerais tem seis alunos aprovados na UEMG

Estudantes passaram na 1º etapa do processo seletivo.

Lívia Sheyenne Gabriel Fonseca Marcos Vinicius Marcos Gabriel e Aline foram aprovados na 1ª etapa do processo seletivo da UEMG

Seis alunos da Orquestra Jovem das Gerais foram aprovados na 1ª etapa do processo seletivo da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Neste mês, eles fizeram as provas prática e teórica de música na instituição acadêmica. São eles: Lívia Miranda, 18 anos, violinista, Marcos Gabriel, 16 anos, contrabaixista, Marcos Vinicius, 17 anos, contrabaixista, Sheyenne Bitencourt, 17 anos, violoncelista, Gabriel Fonseca, 17 anos, violoncelista e Aline Ayres, 17 anos, violista.

Ao longo de 2014, os alunos tiveram aulas de pré-vestibular na ONG. Eles já estão se preparando para a 2ª etapa que será no dia 30 de novembro. “Nós todos estamos gratos pela Orquestra ter nos preparado para o vestibular. Estamos ansiosos para da 2ª fase,” afirma Marcos Gabriel. 

Para o coordenador geral da Orquestra Jovem das Gerais, Renato Almeida, esse resultado é fruto da dedicação dos musicistas dentro da organização. “Essa notícia nos deixa extremamente feliz. Esperamos que todos consigam passar na 2ª etapa do vestibular, eles estão preparados,” comenta.

A Orquestra

Transformação social é a experiência que crianças, adolescentes e jovens vivem na Orquestra Jovem das Gerais. Há dezessete anos, a instituição desenvolve arte, cultura e educação na vida de seus alunos, que são moradores de regiões em situação de vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Projeto Social foi idealizado por Renato Almeida e Rosiane Reis. Ambos são maestros e coordenadores da Organização Não Governamental.

Vários estudantes já realizaram Turnês Internacionais e Nacionais da ONG. Ao longo do tempo, cerca de 230 mil espectadores assistiram a concertos de música orquestral erudita e popular da Orquestra Jovem das Gerais, que já somam mais de 300 apresentações.

Atualmente, 300 alunos têm oficinas de instrumentos de cordas, sopros e percussão. Ao longo dos anos, 1400 estudantes passaram pela ONG. Os resultados do trabalho do Projeto Social são perceptíveis. Vinte e cinco jovens atuam profissionalmente na música; nove ex-alunos cursam faculdade de música; outros treze fizeram a mesma graduação; e dez estudantes são monitores das oficinas.

Esse sonho é realidade devido a grandes parceiros, como a Petrobras, através de seus programas socioambientais, Copasa, Magnesita, Belgo Bekaert e Supermix Concreto, por intermédio da Lei Rouanet e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. 

Fonte: Assessoria de Imprensa Orquestra Jovem das Gerais

2018-09-04T00:51:47-03:0013, 11, 14|0 Comments

Leave A Comment