Orquestra Jovem das Gerais é destaque em Festival Italiano

//Orquestra Jovem das Gerais é destaque em Festival Italiano

Orquestra Jovem das Gerais é destaque em Festival Italiano

Jovens musicistas participaram do 16º Festival Internazionale Delle Orchestre Giovanilli em Florença, na Itália

Orquestra se apresentando em Piazza Signoria

Após uma série de apresentações na França, a Orquestra Infantojuvenil Doutor Milton Dias, um dos núcleos da Orquestra Jovem das Gerais, iniciou a sua participação no 16º Festival Internazionale Delle Orchestre Giovanilli em Florença, na Itália. O primeiro concerto aconteceu no domingo, 07 de julho, na Piazza della Signoria, praça central de Florença.

Às 21 horas o palco começou a receber cores diferentes com os uniformes dos jovens musicistas e nesse momento deu-se início às apresentações. As músicas instrumentais tiveram um toque diferente com a coreografia suaves, característica marcante nas apresentações da Orquestra

A plateia teve a oportunidade de assistir a apresentações de música clássica e popular. O sucesso do concerto era perceptível na emoção dos presentes. O desempenho dos jovens musicistas fez muitas pessoas chorarem. A plateia queria uma segunda apresentação e, além disso, havia brasileiros que fizeram questão de entoar a frase “Eu sou brasileiro, com muito amor”, enfatizando o orgulho de estar no exterior privilegiando a uma apresentação de jovens brasileiros.

O maestro Renato Almeida enalteceu a importância do momento para todos eles. “Aproveitem a chance. Sintam a energia positiva deste lugar e absorvam todos os momentos e cada experiência. As recordações ficam e isso ninguém poderá tirar de vocês”, afirmou. A Orquestra Infantojuvenil Doutor Milton Dias ainda realizou apresentações no Terme Tettuccio, em Montecatini Terme. O local é um complexo arquitetônico formado por jardins, e a Igreja Paroquial Pieve di San Pietro a Cascia, em Reggello.

Mais de 150 orquestras já se apresentaram ao longo de dezesseis anos de existência do Festival Internazionale Delle Orchestre Giovanilli. O festival é uma grande oportunidade de trocas de experiências.

Orquestra se apresentando em Piazza Signoria2

Sobre a Orquestra

 Fundada em 1997 pelos músicos Renato Almeida e Rosiane Reis, a ONG Orquestra Jovem de Contagem promove o desenvolvimento cidadão através da arte, cultura e educação. A instituição oferece oficinas de instrumentos de cordas, sopros e percussão a crianças, adolescentes e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Situada em Contagem, a ONG atende atualmente 250 crianças. Em seu espaço 1400 beneficiados despertaram talento artístico ao longo dos anos. O acesso democrático à arte possibilitou a seus jovens musicistas a experiência de apresentar concertos em vários segmentos sociais, fato que revitaliza a formação cidadã e a inclusão social.

Seus alunos já fizeram apresentações em vários países, como EUA, Inglaterra, Espanha, Alemanha e agora retornam à França e à Itália. A Orquestra já obteve várias premiações, como o “Musicistas sem Fronteiras”, da Associação Internacional de Voluntariado da Itália, “Título de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Contagem” e “Cidadania Cultural”, da Secretaria de Educação, Esportes e Cultura de Contagem.

Esse sonho é realidade devido a grandes parceiros, como a Petrobras, através de seus programas socioambientais, Copasa, Magnesita, Belgo Bekaert e Supermix Concreto, por intermédio da Lei Rouanet e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Fonte: Assessoria de Imprensa Orquestra das Gerais

2018-09-04T00:53:04-03:0010, 07, 14|0 Comments

Leave A Comment