LBV oferece atividade física e lazer aos idosos

//LBV oferece atividade física e lazer aos idosos

LBV oferece atividade física e lazer aos idosos

Alongamento- manhã

Chegar à terceira idade em plenas condições de saúde é o desejo da maioria das pessoas. E mesmo para quem já alcançou este objetivo, a necessidade dos exercícios físicos permanecem para uma boa qualidade de vida. E quem por ventura ainda não tenha adquirido o hábito de se exercitar diariamente, não pode perder tempo: comece hoje, porque não?

Consciente de que o exercício físico sempre melhora a qualidade de vida das pessoas, por ocasião do Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, a Legião da Boa Vontade proporcionou uma série de atividades aos idosos atendidos pelo seu programa Vida Plena, desenvolvido no Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição, na capital mineira. Os exercícios físicos e um animado baile são os destaques da comemoração desta data.

A iniciativa contou com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professores e alguns formandos que atuam no projeto “Educação Física para a Terceira Idade”, desenvolvido pela Universidade, realizaram atividades com os atendidos pela LBV na quadra de esportes da Instituição e no Parque Ecológico da Pampulha.

O professor universitário Vinícius Gomes de Freitas pontuou os benefícios das atividades físicas na Melhor Idade: “São importantes para permitir a aptidão física do idoso; ajudam na oxigenação do cérebro, fazendo com que a memória melhore, o processo cognitivo seja mais rápido; colaboram nas questões cardíacas e circulatórias; melhoram a parte física muscular, a parte de força; além de diminuir a quantidade de quedas nos idosos”. O educador ainda destacou a importância de acompanhamentos na prática de atividades físicas na Melhor Idade: “Cardiologistas, endocrinologistas, todos os médicos recomendam aos idosos a prática de atividades físicas com o suporte de um professor”, disse.

Os jovens da Melhor Idade que realizaram atividades na quadra de esportes da LBV ficaram satisfeitos. Maria Emília Furtes, 68 anos, comentou: “Amei! Ginástica para a gente é tudo! Melhora o corpo, a mente, o astral, e com aeróbica é muito bom. Foi o melhor presente no Dia do Idoso!”.

Assídua nas atividades promovidas pela Instituição, Maria Emília também ressaltou o atendimento da Entidade: “A LBV é tudo pra nós, parece que advinha o pensamento da gente, por isso toda quarta-feira estou aqui, eu amo!”. Voltado à atividades para socialização e fortalecimento da cidadania, o programa Vida Plena acontece semanalmente. A senhora Maria José Maia de Castro, com os seus 79 anos, disse sorrindo: “Adorei os exercícios! É bom para a saúde e a gente se sente mais jovem”.

Quando as atividades físicas foram no Parque Ecológico da Pampulha, além da satisfação de fazer exercícios, acontece o entusiasmo por estar em outro espaço. Margarethe Thaíse Garro, graduanda em Educação Física, ressaltou a importância de realizar exercícios em diferentes lugares: “Um ambiente como o parque dá outra motivação e mais possibilidades como a pista de caminhada, o gramado, então é interessante variar o ambiente”.

Ela ainda comentou sobre as atividades físicas que realizou com os idosos: “A capacidade de aeróbia é muito importante para todos os movimentos e para a vida cotidiana. Exercícios de força são determinantes para o equilíbrio, que fica muito limitado nesta faixa etária. Exercícios de flexibilidade contribuem muito para a amplitude dos movimentos”.

Os idosos gostaram da iniciativa de mudar de ambiente. A senhora Conceina Soares, de 72 anos, contou: “É maravilhoso fazer exercícios no Parque! Enquanto existir a vida, a gente tem que se cuidar. Estou há três anos na LBV, eu adoro porque todas as pessoas são educadas, amorosas, é tudo de bom!”.

Sua amiga, Salvina Maria da Silva, de 69 anos, contou de seus desafios antes de participar na LBV: “Eu estava desanimada até de viajar, e eu viajava muito. Mas, eu tenho muita fé e pedi a Deus: Me ajuda! Aí, uma amiga que participa deste grupo me convidou e estou na LBV”. Salvina falou também dos benefícios dos exercícios e do passeio: “Eu não conhecia o Parque. Adorei o passeio e os exercícios! Eu tenho problemas nos ossos, dificuldade para erguer os braços, a gente fez alongamentos e foi muito bom”.

Os professores também ficaram felizes com a oportunidade. A estudante de Educação Física Margarethe ressaltou: “Este é um grupo pró ativo, que me deu liberdade de trabalhar, conseguiu fazer todos exercícios tranquilamente”. E o professor Vinícius completou: “O pessoal aqui é nota 10, parabéns! Todos ficaram felizes, é muito gratificante. O trabalho da LBV é muito bacana, vocês estão de parabéns!”.

A formanda em Educação Física Angélica Lopes tinha atuado apenas com crianças e adultos e gostou também do contato com os idosos: “É um público bastante agradável. Foi uma ótima oportunidade, no final do curso eu poder experimentar a possibilidade de atuar com a terceira idade. Eles nos motivam, para mim foi gratificante. É interessante demais a LBV proporcionar tudo isto para a terceira idade”.

As atividades de comemoração desta data se encerraram no último sábado, 4, com um baile. Foram momentos de grande alegria, descontração e interação ao som de músicas dos anos 60, muito apreciada pelos idosos atendidos.

Em Belo Horizonte, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Av. Cristiano Machado, 10.765 – Planalto. Para outras informações, ligue: (31) 3490 – 8101.

Fonte: LBV

 

2018-09-04T00:52:18-03:0008, 10, 14|0 Comments

Leave A Comment