Interdisciplinaridade: somar pode produzir grandes efeitos na educação

//Interdisciplinaridade: somar pode produzir grandes efeitos na educação

Interdisciplinaridade: somar pode produzir grandes efeitos na educação

Pesquisadora da Unesco trata do tema em congresso na capital paulista

Entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, ocorrerá na capital paulista o 13º Congresso Internacional de Educação da Legião da Boa Vontade (LBV). O evento reunirá pesquisadores, docentes, alunos, pais, profissionais de áreas ligadas à Educação e áreas afins no debate do tema “Mobilização como estratégia de aprendizagem: uma visão além do intelecto”.

 A palestra inaugural, às 19h30 do dia 30 de julho, será ministrada pela professora dra. Ivani Catarina Arantes Fazenda, livre-docente em Didática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) , doutora em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Estará à disposição dos participantes do congresso a vasta experiência da educadora na área, com ênfase em ensino-aprendizagem. Na ocasião, a dra. Ivani explicará a interdisciplinaridade e sua contribuição para que as escolas possam ampliar o desenvolvimento dos alunos. “A interdisciplinaridade trata do todo. Então, existem pressupostos, tanto teóricos quanto já pesquisados, quanto práticos, que nos levam a ver a escola desde sua arquitetura, seu espaço físico local, o contexto em que ela está inserida até, principalmente, as pessoas que nela estão”, destaca.

Segundo a educadora, fazer a interação entre professores, alunos, gestores e a comunidade produz grandes efeitos na melhoria da aprendizagem; é fazer com que a escola se torne parceira da comunidade e, por outro lado, dê condições para que a comunidade entre no estabelecimento de ensino, “uma invasão que acenda as luzes apagadas de uma escola triste e infeliz”.

A dra. Ivani Fazenda é fundadora e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade (Gepi), que tem produzido excelentes resultados. “Vamos trabalhar agora para números maiores, para melhores índices. Mas quais são os melhores índices a não ser os índices de alegria, felicidade e amor que você pode encontrar num ambiente, qualquer que seja, desde a escola até a família?”, explica a conferencista. Em sua palestra, a convidada falará um pouco mais a respeito desse trabalho.

Vale ressaltar que atualmente a palestrante é pesquisadora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), professora titular da PUC-SP e professora associada do Centre de Recherche et Intervention Educative (Crie), da Universidade de Sherbrooke, no Canadá. Também é professora colaboradora em pesquisas no Canadá, nos Estados Unidos, na França e em Portugal desde 1990. Em seu currículo há ainda a atuação como membro-fundadora do Instituto Luso Brasileiro de Ciências da Educação, da Universidade de Évora, em Portugal, e membro do Centro Internacional de Pesquisas e Estudos Transdisciplinares (Ciret/Unesco), na França.

Na programação do 13º Congresso Internacional de Educação da LBV, haverá outras palestras e também oficinas pedagógicas temáticas, com a presença de vários especialistas. Cada participante terá direito a acompanhar, além das conferências, cinco oficinas. Para saber como se inscrever e obter outras informações, basta acessar o site www.lbv.org/congressodeeducacao.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Legião da Boa Vontade – LBV

2018-09-04T00:52:59-03:0014, 07, 14|0 Comments

Leave A Comment