Gestão nas Escolas – como acontece?

//Gestão nas Escolas – como acontece?

Gestão nas Escolas – como acontece?

DSC00381_COPY

Para gostar de ler é preciso ser incentivado. Pensando nisso, uma das ações desenvolvidas pela Escola Estadual Carlos Campos para criar o hábito de leitura foi a definição de uma meta mensal de empréstimo de livros para cada turma.

Apesar de não contarem com espaço apropriado para o funcionamento de uma biblioteca padrão, os alunos passaram a fazer uso constante de um espaço adaptado e reconhecido, cada vez mais, como Biblioteca Viva.

A partir da criação da meta de empréstimo, cada aluno soube que teria de tomar emprestados semanalmente  3 livros, e não demorou a surgirem os que queriam pegar mais que a cota mínima obrigatória. A brincadeira ficou mais interessante ao se fazer a análise mensal dessas metas, que passaram a ficar expostas no “Mural da Biblioteca”, mostrando a todos que algumas turmas começaram a ultrapassá-las.

A Escola Estadual Carlos Campos desenvolve, desde 2007, a metodologia GIDE – Gestão Integrada da Escola em parceria com a FDG, implementando  o  Projeto Biblioteca Viva e outros que culminaram no alcance da pontuação 7,4 no Ensino Fundamental I, na última avaliação do IDEB (2013).

Essa pontuação coloca a Escola na 4ª posição entre as 10 melhores escolas públicas (estaduais, municipais e federais) de Belo Horizonte.

Para saber mais sobre o trabalho de gestão para as escolas que a FDG desenvolve, acesse o site www.fdg.org.br

Fonte: Fundação de Desenvolvimento Gerencial

2018-09-04T00:51:29-03:0001, 12, 14|0 Comments

Leave A Comment