FUNDAÇÃO TORINO REALIZA 3ª SIMULAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS

//FUNDAÇÃO TORINO REALIZA 3ª SIMULAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS

FUNDAÇÃO TORINO REALIZA 3ª SIMULAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS

Evento proporcionou aos alunos vivência em um ambiente diplomático da ONU com o objetivo em provocar reflexão para questões de políticas internacionais

Discutir a aliança comunista à Segunda Guerra Mundial, das armas químicas na Síria à regulamentação da internet. Estes foram alguns temas debatidos na 3ª SNU – FT (Simulação das Nações Unidas Fundação Torino), de 28 a 30 de março, na Escola Internacional (Rua Jornalista Djalma Andrade, 1300). O projeto é realizado pelos alunos da 3ª Media e Superiore (equivalentes ao Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e conta com a participação de 14 instituições, sendo 11 de Belo Horizonte, 1 de Ouro Preto, 1 de Barbacena e 1 de São Paulo. Durante o evento, os alunos vivenciaram o ambiente diplomático da ONU e a rotina de diplomatas, defendendo a política externa de suas representações em encontros de organizações internacionais. Documentos foram produzidos visando à resolução dos temas em questão.

Os cinco comitês foram representados por seus “Delegados” com a missão de formular ações sobre os temas em questão: Comintern (1919) analisa o socialismo, sob o ponto de vista dos partidos comunistas e de seus principais representantes, o United Nations Office for Drugs and Crimes (2015) cria uma legislação internacional para a internet, revisando as legislações e convenções existentes, analisando suas falhas e determinando como devem ser melhor ser melhoradas, o Conselho de Segurança das Nações Unidas discute a crise de armamentos da Síria, no comitê Eixo vs Aliados, os “delegados”, tiveram a chance de vivenciar um dos momentos mais importantes da história, a Segunda Guerra Mundial, além de estudá-lo e vivenciá-lo em tempo real e o MUNDI – Comitê de Imprensa em que informará as decisões tomados nos comitês.

Estudantes da UFMG, UFOP, PUC MG, PUC SP, Escola Preparatória de Cadetes do AR, CEFET, Escola de Formação Gerencial – SEBRAE, Bernoulli, Colégio Logosófico, Escola Americana, Magnum, Padre Machado, Pitágoras, Santo Agostinho e Santo Antônio participaram da 3ª Simulação das Nações Unidas Fundação Torino.

Como Funciona_____________________________________________________________________

As Simulações das Nações Unidas, também conhecidas como modelos ou simplesmente simulações, são uma ferramenta didática antiga. Precedem a própria ONU (na década de 1920, alunos de Harvard já simulavam a Liga das Nações, hoje extinta. No Brasil, só chegaram em 1998, com a criação do Americas Model United Nations (Modelo das Nações Unidas das Américas). A prática das simulações é semelhante aos debates em sala de aula: as carteiras ficam dispostas em círculo e são os alunos que falam por todo – ou quase todo – o tempo. Mas há três diferenças cruciais: a primeira está no fato de que os estudantes não dizem necessariamente o que pensam, mas debatem os pontos de vista dos Governos que representam. Para isso, cada um interpreta o papel de diplomata de um determinado país.

A segunda diferença é que eles não discutem apenas para trocar ideias. Em quase todos os casos, há o texto de uma resolução em jogo. É como se fosse uma redação em grupo, com vários interesses envolvidos. Os alunos devem não apenas debater tecnicamente o assunto, mas formar alianças, somar votos e neutralizar os argumentos adversários. E a terceira diferença é que os estudantes sempre simulam um órgão específico (o comitê), com suas próprias regras, funções e poderes.

2014-04-01T13:22:15-03:0001, 04, 14|0 Comments

Leave A Comment